terça-feira, 23 de junho de 2015

O fazer artístico na Creche

Quando falamos em artes na creche, logo vem à mente as diversas experimentações e como é gostoso ver nossos alunos se divertindo.
É muito importante esse primeiro contato com as tintas naturais e diferentes texturas de papéis e superfícies.
O contato com diferentes texturas e superfícies causa de início estranheza, mas aos poucos as crianças vão se acostumando, começam a explorar e testar os materiais e superfícies.
É totalmente diferente você passar tinta no chão de cimento e no azulejo,  na parede com textura e no papel craft.

Essas experiências enriquecem suas vivências de mundo e propiciam a interação, a oralidade e o controle corporal. Sendo assim a arte engloba todas as vertentes da educação. 
"Quando se trabalha com a primeira infância, arte não é algo que ocorra isoladamente. Ela engloba: controle corporal, coordenação, equilíbrio, motricidade, sentir, ver, ouvir, pensar, falar, ter segurança. E ter confiança, para que a criança possa se movimentar e experimentar. E que ela retorne ao adulto, tenha contato e crie junto. O importante é ter um adulto por perto, coparticipando e não controlando." (HOLM, 2007, p.12). 


Tintas naturais:

Tinta rosa
Materiais necessários 
Beterraba 
Água 
Como se faz?
Bata a beterraba com a água, vai colocando o tanto de água que você achar necessário, se você quer uma tinta mais firme coloque menos água. Essa tinta tem que ser utilizada no mesmo dia.
As tintas feitas com legumes são super fáceis de fazer e pode-se usar a beterraba, cenoura, batata e vagem.

Tinta marrom 
Materiais necessários 
Terra ou areia 
Água 
Cola(opcional)
Como se faz?
Misture a terra com a água até chegar na textura que desejar, a cola é para fazer produções, caso você queira pintar um papel, coloque primeiro a cola e depois vai acrescentando a água. A cola vai evitar que a terra esfarele caso alguma criança passe a mão.




Tintas grossas ou Meleca

Tinta de farinha de trigo
Materiais necessários
Farinha de trigo (6 a 7 colheres de sopa)
Água (1 litro)
Panela
Corante artificial para fins alimentícios de diversas cores
Palitos de picolé.

Como que faz?
Coloque um litro de água fria em uma panela, acrescente a farinha de trigo, misture-os bem e leve-os ao fogo, mexendo sempre, até cozinhar. Ao final, deverá ficar com aparência de mingau. Esta receita também pode ser preparada no forno micro-ondas, devendo-se colocar os produtos em uma bacia e cozinhá-los. Neste caso, é necessário abrir o micro-ondas a cada minuto, para mexer, até cozinhar e ficar com aparência de mingau. Após pronto, dividir o grude em diversos potes plásticos e acrescentar algumas gotas do corante, cada pote deverá receber apenas uma cor. 
Essa de meleca já fiz com os bebês do berçário e eles amaram... Estão numa fase de exploração muito gostosa, onde tudo é interessante e divertido.


Sagu 

Materiais necessários
Sagu
Panela
Água

Como que faz?
Fora da sala, o professor cozinha o sagu, conforme as instruções constantes na embalagem do produto. Após esfriar, o sagu deve ser colocado em uma bacia plástica grande.

Gelatina 

Materiais necessários
Gelatina de diferentes sabores ou sem sabor
Bacias plásticas
Potes plásticos
Pratos plásticos
Colheres plásticas

Como que faz?
Fora da sala, o professor prepara três tipos de gelatina, com diferentes cores, conforme as instruções que constam na embalagem do produto.

Nesses dias de experiências artísticas é bom mandar um bilhete explicando o que vai acontecer e se puder mandar um troca de roupa para ser usada no momento da atividade. Melhor ainda!

Bjus
E até a próxima!

2 comentários:

 
Lovingly designed by Tasnim