terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Volta as aulas!!!!



Eita.... Que ansiedade!!!
Os alunos para saberem que professora vão ter....
Os pais para saberem que professora vai cuidar de seus filhos.....
As professoras para saberem que turma vão pegar, quantos anos, quantos alunos, terá inclusão, terá auxiliar, que projetos podem ser trabalhados com essa turma.... Ixi... por parte das professoras.... São inúmeras indagações...rsrsrs





Mas o que importa mesmo para os pais é :

  • Segurança.
Passear pela escola e observar se ela oferece segurança, se os brinquedos são adequados para a faixa etária, se os materiais utilizados são alergênicos, se os ambientes são de fácil acesso para a criança.
  • Confiança.
A família tem que ter confiança na escola, sei que muitas coisas acontecem, mas para deixar seu pequenino na escola é preciso confiar, confiar na professora, na coordenadora, na diretora e em toda a equipe. Pois eles passarão 4, 5 ou até 10 horas com seu filho. Estabelecendo uma relação de confiança com a professora você poderá perguntar coisas que para o professor é besteira, mas para uma mãe, faz toda a diferença.
  •  Alimentação.
Nas escolas de meio período é mais fácil, pois se a criança não comeu, ela terá o horário de almoço ou de café da manhã em casa, então a preocupação é menor. Já para os pequenos que ficam o dia todo na escola é fundamental saber o que a criança come, o que está sendo oferecido, se ela está comendo, quais os horários. Para não se ter duvidas, e é sempre bom relatar no inicio das aulas se a criança tem restrição a algum alimento.
  • Adaptação.
Acho que é o período mais difícil, para a criança e para a mãe. Sempre tem aquela criança que é bem resolvida, que entra sozinha e que não chora. Mas a maioria das vezes as crianças choram sim, se esperneiam, não brincam e ficam amuadas. Esse é um período de luto, onde a criança se vê sem o colo da mãe, com um monte de crianças e adultos estranhos.... Que nunca viu na vida. Entretanto isso é comum nas primeiras duas semanas, depois se acostuma com as professoras, com os amigos, com o ambiente e com a rotina escolar. É importante a mãe passar confiança para o filho, explicar direitinho onde ele vai ficar, que a mãe vai embora sim! Mas que volta pra te buscar, pois passa rápido. Muito importante não chorar na frente da criança, pois passa a impressão que ela vai ficar num lugar ruim. E a escola não é isso!

A escola é um lugar para trocar aprendizagens com os colegas, com as professoras, com as tias da limpeza e da cozinha. A escola é um lugar prazeroso, onde a criança tem que sentir prazer em estudar... aprender... significar... trocar experiências.... se expressar....

Confiem que vai dar tudo certo!!!

Bjus
E até mais...



















0 comentários:

Postar um comentário

 
Lovingly designed by Tasnim